O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança nesta quinta-feira (4), em Belo Horizonte, o programa “Gás do Povo”, que amplia o Auxílio Gás e promete beneficiar 15,5 milhões de famílias em todo o país. A medida terá custo estimado de R$ 5 bilhões em 2026.
O lançamento acontece no Aglomerado da Serra, maior favela da capital mineira, com a presença dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), responsável pela elaboração do programa.
O “Gás do Povo” vai oferecer gratuidade no botijão de gás de cozinha (GLP) para famílias inscritas no Cadastro Único, com renda de até meio salário mínimo. O modelo prevê distribuição via 58 mil postos de revenda identificados pelo programa e uso do cartão Caixa, Bolsa Família, vale retirado em lotéricas ou aplicativo da Caixa.
A previsão é de início da operação em novembro. O programa será enviado ao Congresso por Medida Provisória (MP) e é visto pelo governo como uma das vitrines do mandato, junto à ampliação da gratuidade da conta de luz e à isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil.
Fonte: G1 Leia a matéria completa